Nos dias 16 e 17 de julho de 2019 decorreu em Palermo – Sicília o 2º Encontro Transnacional do projeto “The Gamification of Employment”, na sede da Ceipes (Centro Internazionale per la Promozione dell’Educazione e lo Sviluppo de Itália), no qual a Rosto Solidário esteve representada por 3 elementos.
Este Projeto tem como principal objetivo a cooperação transnacional e intersectorial procurando desenvolver, testar e implementar métodos inovadores de trabalho com jovens (dos 18 aos 30 anos) através de jogos de tabuleiro.
Os objetivos deste 2º Encontro prenderam-se com a partilha do status do projeto em todos os países dos quais fazem parte os parceiros, bem como de documentos essenciais ao desenvolvimento dos workshops. Esta foi, também, uma oportunidade para se testarem de forma estratégica os jogos de tabuleiro selecionados.
Com estes métodos inovadores visa-se potenciar competências chave para melhorar a empregabilidade dos jovens, com especial atenção àqueles com menos oportunidades. Através de jogos de tabuleiro (nomeadamente Unlock, Pandemic, Mysterium, Bohnanza e Story Cubes) pretende-se constituir um cenário de simulação para desenvolver as competências mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho (como o trabalho de equipa, resolução criativa de problemas, competências de comunicação e de tomada de decisão, adaptação e flexibilidade, planeamento e organização, entre outras).
O Projeto “The Gamification of Employment” (2018-2-ES02-KA205-011702) é um Projeto Erasmus para a cooperação para a inovação e partilha de boas práticas e tem como organização coordenadora a Fundação ASPAYM Castilla y Léon de Espanha e como parceiros, além da Rosto Solidário, a Ceipes – Centro Internazionale per la Promozione dell’Educazione e lo Sviluppo de Itália, a Universidad Europea Miguel de Cervantes de Espanha e o Gamma Institute da Roménia.