Descrição do projeto
“The Gamification of Employment” é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito dos projetos Erasmus+, KA2: Cooperação para a Inovação e partilha de boas práticas. Este projeto iniciou em setembro de 2018 e é suposto terminar em setembro de 2020, tendo uma duração de 2 anos. Durante este período temporal, o trabalho de equipa entre 5 entidades de 4 países diferentes foi-se fortalecendo (Espanha, Portugal, Itália e Roménia), colaborando para desenvolver, em conjunto, as propostas de trabalho que permitissem atingir as finalidades previstas.
Finalidade e objetivos
A principal finalidade do projeto é identificar, melhorar e avaliar as competências transversais mais significativas, com o propósito de promover a empregabilidade nos jovens, especialmente naqueles com menos oportunidades, a partir do uso de jogos de tabuleiro como ferramentas facilitadoras e integradoras. Isto será alcançado ao mesmo tempo em que se aumenta o nível de qualidade dos métodos pedagógicos e se cria um maior número de metodologias para utilizar em geral, mas mais especificamente com jovens com menos oportunidades ou em risco de exclusão social.
De entre os objetivos específicos do projeto, destacam-se os seguintes:
- Criar práticas inovadoras no campo da juventude, utilizando jogos de tabuleiro como metodologia que permite identificar, melhorar e avaliar as competências ou capacidades genéricas mais significativas, que serão desenvolvidas em contextos simulados, com o uso de jogos de tabuleiro, e que serão extrapoladas para a vida diária dos participantes.
- Aumentar a transferência destas metodologias inovadoras e não formais, através do desenvolvimento de uma plataforma web que contém recursos multiculturais, a partir da utilização de jogos de tabuleiro. disponíveis, disponíveis para trabalhores e educadores juvenis.
- Melhorar o desenvolvimento organizacional de 5 instituições de 4 países diferentes, com antecedentes culturais e organizacionais distintos e incrementar a força da sua associação estratégica no desenvolvimento de produtos intelectuais para a educação não formal de jovens.
Resultados
Em breve…